Páginas

domingo, junho 24, 2012

Uma noite dessas

Acho que foi anteontem.

Lá pelas tantas da madrugada Levi, que está gripado, começou a tossir. Com o barulho, a Clara acordou e resmungou no berço. Para que ela não chorasse e o Levi acordasse de vez, Fernando se levantou e foi rapidamente até o berço. Antes de encostar no berço, deu um grito, acendeu a luz, o Levi acordou, a Clara começou a chorar e o Fernando voltou para a nossa cama, pulando num pé só.

Tinha pisado num escorpião*.

* Sim, aqui em casa tem muitos escorpiões, sempre. Já procuramos a prefeitura, mas eles não tem quem cuide de questões assim. Já dedetizamos a casa, não resolve. Caso tenha uma dica infalível - criar galinhas não, por favor - diga!

6 comentários:

  1. Anônimo23:37

    Ai que perigo! Fiquei até arrepiada!
    Os escorpiões vivem no esgoto, em alguns locais são endêmicos e não há tratamento, o tratamento é a prevenção, vc tem que tampar todos os ralos do quintal da sua casa com aquelas telas, fechar ralos (box e pias) com tampinhas e tomar muito cuidado principalmente em dias de faxina porque os escorpiões tem receptores químicos em sua barriga e sentem o cheiro dos produtos e tentam fugir do esgoto subindo pelos ralos, por isso podem entrar pelo ralo da pia, pelo box e nos ralos externos à casa. Em adultos pode não haver nada além de dor no local da picada, mas em crianças pode ser fatal. A prefeitura não joga nenhum "veneno" nos esgotos porque isso pioraria a situação, fazendo com que eles corressem para dentro das casas, se quiser comunique a vigilância sanitária e eles vão até a sua casa dar orientações de prevenção.
    Tássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tássia, obrigada por comentar. Pois, é, tomamos esses cuidados, mas é impressionante a quantidade em nossa cidade e parece que ainda mais nesse trecho em que moramos. Temos tela até nas janelas - gostaria que escorpiões fossem o único problema, mas dengue me assusta ainda mais, sendo que já tive e tenho pavor pelas crianças - por causa de mosquitos, escorpiões e cobras. O Levi, que é maiorzinho, sabe muito bem que não pode tocar nessas coisas, ele chama quando encontra.
      A gente aprende a conviver, mas o medo está sempre aqui. Eu já fui picada, o Levi também e agora meu marido.
      Obrigada!

      Excluir
  2. Carolzinha, please, dê um jeito nesse negócio. Só de ler, eu já passo mal. E ainda me perguntam quando irei a Rio Tinto. Justo eu, a pessoa mais medrosa do mundo. Acho que não poderei ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criatura! Minha próxima tentativa será vedar com silicone aquele vãozinho de nada que fica entre o cano e o azulejo, sabe? Faz duas semanas que mantenho as pias vedadas e os ralos dos dois banheiros que são menos usados também. Só tiro para limpar. Não achei que melhorou. Estamos para trocar o ralo do nosso banheiro e dedetizar a casa novamente, porque tá na épocam mesmo (contra baratas e afins). Bjo!

      Excluir
  3. Carolina,
    ouvi dizer uma vez que alfazema (lavanda) afasta escorpiões. Não custa tentar. Alecrim para espantar traça de livro funcionou.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, ontem à tarde eu estava brincando com as crianças no gramado e fiquei observando as florezinhas de lavanda e pensando sobre a utilidade delas. Esmaguei algumas, fiquei cheirando... nada me veio à mente que fosse inovador. Essa ideia é ótima! Realmente pode ser que ajude. Em todo caso, tem melhorado muito. Nos últimos dois meses tivemos poucos à vista. Tenho lá minhas dúvidas, mas parece que quando menos produto tóxico uso na limpeza da casa, menos eles aparecem. Te conto o resultado depois. Obrigada!

      Excluir